terça-feira, 10 de janeiro de 2012

UM LINDO BOLINHO DE ANIVERSÁRIO


Pois é, como tenho muito pouco tempo disponível vou aproveitando para publicar as receitas que as (os) colegas e amigos me vão dando, este bolinho foi elaborado pela Sónia para o aniversário do pai dela e digam lá que não ficou uma obra prima de pastelaria, de se lhe tirar o chapéu...

Quando fizer anos também quero um, AH AH AH!!!

INGREDIENTES:

Massa:
5 ovos
1+½ canecas de chá de açúcar
1+½ canecas de chá de farinha de trigo
2 colheres de sobremesa de fermento em pó
sumo e raspa de 2 laranjas
± 1 colher de sopa de manteiga
± ½ a 1 vidro de leite de coco (220 ml)


Recheio e Cobertura:
natas batidas com açúcar (tipo chantili)
fruta a gosto q.b.
pasta de açúcar q.b.
pasta de amêndoa q.b.



PREPARAÇÃO:
Bater muito bem os ovos inteiros como para pão-de-ló. Juntar o açúcar e continuar a bater, juntar a farinha peneirada com o fermento e bater novamente. Adicionar a raspa de laranja e o sumo de laranja fervido com a manteiga. Misturar muito bem. Colocar numa forma previamente untada e enfarinhada.
Vai ao forno em lume médio. Deixar arrefecer, cortar o bolo em duas partes (ou fazer 2 bolos) e humedecer com o leite de coco. Reservar.
Bater as natas em chantili, barrar as metades interiores do bolo e colocar fruta a gosto (ex: pêssegos, ananás, morangos,...).
Juntar as duas partes do bolo uma sobre a outra. Barrar o bolo com um pouco de natas e colocar a pasta de açúcar previamente tendida finamente (para ser mais fácil de tender, colocar um pouco de farinha maisena na superfície e rolo a utilizar). Com a pasta de amêndoa fazer as rosas e enfeites e decorar a gosto.


2 comentários:

Obrigada pelo vosso comentário