sábado, 9 de janeiro de 2010

PROFITEROLES



antes de mais quero dizer se é que alguém não sabe que esta massa serve não só para profiteroles com também para éclaires, portanto vou postar as duas versões mas prometo que um dia destes publico os éclaires.Esta é uma receita muito fácil de fazer.

MASSA CHOUX

INGREDIENTES:

2,5 de água

75 gr de manteiga

3 ovos

180 gr de farinha sem fermento

1 pitada de sal

1 casca de limão

PREPARAÇÃO:
Deite a água num tacho juntamente com a manteiga, uma pitada de sal e a casca de limão. Leve ao lume e quando ferver retire do lume e junte a farinha de uma só vez, bata energicamente. Leve novamente ao lume mexendo sempre até que a massa se desprenda do fundo do tacho formando uma bola.
Retire do lume, deixe arrefecer um pouco. Coloque a massa numa taça e junte os ovos um a um. Cada ovo deve estar bem incorporado na massa até que se junte outro.

Para fazer profiteroles:

No tabuleiro de ir ao forno coloque o tapete de silicone e com uma colher de sobremesa coloque pequenas porções de massa em cima do tapete, devem ficar afastadas porque crescem bastante.

Para fazer éclaires:

A massa coloca-se num saco de pasteleiro com boquilha lisa e fazem-se tiras de massa com mais ou menos 12 cm de comprimento em cima do tapete de silicone que irá ao forno, devem ficar afastadas porque crescem bastante.

Para ambos:

Leve ao forno moderadamente quente 200ºc cerca de 15 minutos, baixe a temperatura para os 180ºc, entreabra o forno com a ajuda de um cartão e deixe cozinhar durante mais 15 minutos até dourarem de forma a que cozam lentamente e não abatam no final.
Com uma faca corte os éclaires ou os profiteroles na horizontal mas não na totalidade ou seja as duas partes não se devem separar.
Mergulhe a parte de cima no creme de chocolate, e recheie-os utilizando uma colher de sobremesa com o recheio de natas ou com o creme de pasteleiro ou ainda com uma bola de gelado a gosto (no verão é delicioso).


COBERTURA DE CHOCOLATE

INGREDIENTES:
100 gr de chocolate para culinária

2 colheres de sopa de margarina

2 colheres de sopa de açúcar em pó

4 colheres de sopa de natas

PREPARAÇÃO:

Junte todos os ingredientes e leve ao microondas até derreter, retire do microondas e mexa até obter uma mistura homogénea.

Existem vários recheios, aqui posto os que mais gosto, sendo o meu preferido o creme de pasteleiro.

CREME DE PASTELEIRO

INGREDIENTES:

4 ovos inteiros

150 gr de açúcar

2 colheres de sopa de farinha sem fermento

2 colheres de sopa de manteiga amolecida

5 dl de leite

2 cascas de limão

PREPARAÇÃO:

Leve ao lume o leite com a casca de limão até ferver.

Bata os ovos com o açúcar, junte a farinha e a manteiga. Quando a massa estiver homogénea junte o leite em fio mexendo sempre energicamente.

Deite o preparado num tacho e leve a lume brando mexendo sempre até engrossar. Retire do lume e deixe arrefecer.

RECHEIO DE NATAS

INGREDIENTES:

200ml de natas frescas bem frias

2 colheres de sopa de açúcar

PREPARAÇÃO:

Bata as natas até ficarem bem firmes e perto do final junte o açúcar.

1 comentário:

Obrigada pelo vosso comentário