sexta-feira, 2 de outubro de 2009

BACALHAU AVELUDADO COM MOLHO ROSA


Esta é mais uma receita com bacalhau.

Cá em casa gostaram muito.


ENTÃO CÁ VAI

3 postas de bacalhau de preferência do lombo demolhado, 1 embalagem grande de batata palha (400 a 500 g), 3 cenouras raladas, 1 cebola cortada em meias luas, 3 dentes de alho picados, 2 colheres de sopa de polpa de tomate, 60 g de farinha, 30 g de margarina, 0,5 dl de azeite, 7 a 8 dl de leite, coentros, noz moscada, sal e pimenta q.b. e 100 g de quiejo ralado.
Coza o bacalhau no leite, deixando ferver durante 5 minutos. Escorra-o, retire as peles e as espinhas lasque-o grosseiramente. Passe o leite por um passador de rede e reserve.
Leve uma frigideira ao lume com o azeite, junte a cebola e o alho até que esta fique douradinha. Retire do lume e reserve.
Leve ao lume um tacho com a margarina e deixe derreter, junte a farinha e mexa até que fique totalmente dissolvida. Acrescente o leite aos poucos e vá mexendo sempre até engrossar. Adicione as cenouras e deixe cozinhar mexendo de vez em quando até que fique macia. Tempere com noz moscada e pimenta e rectifique o sal. Retire do lume, junte a polpa de tomate, reduza a puré com a varinha e polvilhe com coentros picados.
Coloque a batata numa tigela grande, junte o bacalhau, a cebola e o molho que preparou. Envolva bem todos os ingredientes. Verta num pirex, polvilhe com queijo ralado (o da foto não tem queijo porque cá em casa não gostam) e leve ao forno pré-aquecido a 220º até ficar coradinho. Retire e sirva de imediato acompalhado de uma boa salada.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigada pelo vosso comentário