Olá a todos,
Voltei mas por pouco tempo por enquanto, é só para matar saudades.
Há muito tempo que não publicava nenhuma receita e já várias pessoas me perguntaram o que se passava. Não se passa nada de especial para além da falta de tempo, mas é sempre bom saber que sentem a nossa ausência, eu prometo que, o mais breve que possa volto a ser mais assídua nas publicações.
Esta é uma receita muito nutritiva e que ao mesmo tempo permite o aproveitamento de legumes e/ou de arroz que por vezes nos sobram de outras refeições em pequena quantidade.
A receita original é retirada do livro "Cozinhar com vegetais", da Maria de Lourdes Modesto.
Esta foi confecionada pela minha mana com algumas alterações.
Por exemplo substituiu os grelos de couve, por couves de bruxelas.
Digam lá que o aspecto não é excelente!
INGREDIENTES:
200 g de couves de bruxelas ou de agriões ou 2 molhos de grelos de couve (na versão original)
2 cebolas grandes
4 colheres de sopa de azeite
1 dente de alho
125 g de bacon
1 chávena de arroz cozido
1 ovo
sal e pimenta
1 colher de sopa de mostarda
350 g de massa de pão ou um rolo de massa quebrada
50 g de queijo da Ilha de S. Jorge
1 gema
PREPARAÇÃO:
Cortar as couves de bruxelas, depois de cozidas, em 4 gomos. Aloure a cebola em rodelas finissímas, em metade do azeite. Escorra e reserve.
Deite o restante azeite na frigideira, junte o dente de alho picado e, assim que começar a alourar, junte as couves. Deixe saltear um pouco. Retire da frigideira e reserve.
Aloure o bacon na mesma gordura até ficar estaladiço. Junte à cebola e às couves. Junte ainda o arroz e ligue tudo com o ovo. Tempere com sal e pimenta e a mostarda. Deite o preparado numa forma de tarte previamente forrada com a massa e espalhe o queijo em falhas à superfície. Leve a cozer em forno a 170 a 180 ºC, cerca de 1 hora. A meio deste tempo pincele a superfície da tarte com a gema de ovo diluída num pingo de água. Sirva bem quente.